LuzdeGaia  
 
A FORÇA ESTÁ NOS VALORES
Editor do Site: https://nospensees.fr
Publicado em 06 de julho de 2018
  LUZ DE GAIA  
 
O melhor exemplo desse tipo de força é Gandhi. O que é incrível em sua luta é ter conseguido derrotar todo um império, e tê-lo alcançado pela força de suas convicções e renunciado à violência. No entanto, existem muitos outros heróis contemporâneos, menos presentes nos livros de história que, através de suas ações, perpetuam a fé nesta verdade: A FORÇA ESTÁ NOS VALORES.

Muitas pessoas ao longo da história suportaram as mais terríveis vicissitudes apenas para defender suas convicções. Elas mostraram uma força impressionante. Uma força que nasce de dentro, do que está em suas mentes e corações. Não vem de ter superioridade física, econômica ou qualquer outra. Elas conseguem se manter e, muitas vezes, superar, usando apenas sua superioridade moral.

"Seus valores definem quem você realmente é. Sua verdadeira identidade é a soma total de seus valores ". -Assegid Habtewold-

Isso também acontece na vida cotidiana. Somos capazes de lidar com situações de injustiça, falsidade ou ignomínia quando nossos valores são uma bússola à qual nos conformamos. O mesmo vale para os nossos objetivos: nos tornamos capazes de continuá-los quando se baseiam em valores claros e definidos. Isso é o que nos dá força. É isso que nos permite resistir, persistir e não desistir.


POR QUE A FORÇA VEM DOS VALORES?

A Ética é o produto mais completo da cultura. Do indivíduo também. Valores são o que dá consistência a uma sociedade. Eles também tornam a coexistência social possível. Esses acordos implícitos e explícitos sobre o que é bom ou desejável e o que é ruim ou errado são o que constitui o tecido social.

Segundo Jean Piaget, a ética autônoma é o ponto mais avançado da evolução moral. Só pode ser alcançado quando a inteligência estiver suficientemente desenvolvida. É o resultado de um longo processo de amadurecimento, de "anomia"- total falta de valores - com os quais nascemos, e a "autonomia" ou a capacidade de pensar por nós mesmos e de tirar nossas próprias conclusões.

Além de sua importância social, a Ética também desempenha um papel decisivo na vida individual. É ela quem guia as ações e dá a elas um significado. É também a força para lidar com as vicissitudes e se levantar durante os tempos difíceis.

Para alguns, essa Ética é apoiada, fundamentada ou mesmo ditada pela religião. Eles se apegam a valores religiosos em tempos ruins. Para outros, é baseado em uma filosofia, uma tese ou algum outro tipo de crença.

Também encontramos pessoas que renunciam aos valores e adotam uma atitude pragmática e cínica em relação à vida. Portanto, desistem de dar sentido a ações que vão além dos interesses e comodidades pessoais. Elas se protegem das decepções, mas empobrecem muito suas vidas.


COMPORTAMENTO E VALORES

O ser humano passa por todo um processo de evolução antes de poder construir seus próprios valores. Todos não chegam ao final deste processo. Muitos permanecem em uma fase chamada "heteronomia". Neste último, a criança (ou o adulto) não age de acordo com suas convicções ou valores, mas é guiada pelo que as figuras de autoridade impõem. Para eles, é bom ou ruim o que as figuras de autoridade de referência designaram. Seu principal objetivo não é entrar em contradição com tais figuras de autoridade.

Quando o desenvolvimento moral chega ao fim, a única autoridade que obedecemos é a própria consciência.

Ao contrário dos passos anteriores, os valores não são assumidos por causa da tradição, repetição ou porque a autoridade dominante diz isso. Eles são o resultado de nosso próprio pensamento, às vezes contrário ao que a maioria da sociedade apoia. Em suma, estes são os valores autônomos.

Nós achamos que os valores são significativos. Atributos que consideramos desejáveis ??ou dignos de promoção. Eles guiam o comportamento e dão sentido às ações. Elas implicam um compromisso: colocar-se do lado que consideramos apropriado ou correto. A Ética é flexível. Não é um mandato dogmático. Depende sempre da avaliação consciente de que uma pessoa está fazendo situações diferentes. É precisamente por isso que dá força: depende da própria consciência e não de um mandato externo ou de uma improvisação.

Chega um momento em que precisamos questionar os valores em que nossas ações são sustentadas. Nós frequentemente aderimos aos valores por hábito ou tradição, ou simplesmente porque a maioria das pessoas acredita na mesma coisa.

É precisamente por isso que às vezes nos sentimos perdidos. A Ética não apenas nos dá força para buscar o que realmente queremos, mas também torna possível, na maioria dos casos, que nossa intenção e ações continuem.
 
-.....---==II==----.....-
 
 
Direitos Autorais:

Editor do Site:
https://nospensees.fr
Fonte: https://nospensees.fr/la-force-reside-dans-les-valeurs/
Tradução: Vilma Capuano <vilmacapuano740@gmail.com

 
 
 
Gostou! Indique o site para Seus Amigos.
 
IITopo da PaginaII - IIVoltar Menu Outras CanalizaçõesII - IIVoltar HomeII