LuzdeGaia  
 
  PARE DE RECLAMAR
E DESCUBRA O SEGREDO DA VIDA PLENA E SAUDÁVEL!
Isabel Rios Piñeiro
13 de agosto de 2017
 
luz de gaia
  Não se preocupe, você é normal, se reclama muito ou o tempo todo. Normal não quer dizer saudável!

Aqui, cientificamente falando, você tem a opção de mudar o caminho no seu cérebro e começar o caminho certo, que leva ao bem-estar, produtividade, realização.

No nosso cérebro temos as sinapses, responsáveis por transmitir as informações de uma célula para outra, construindo, quando disparamos um pensamento, sempre um novo caminho. Se o caminho é saudável ou doentio, somos nós quem decidimos e, muitas vezes, não sabemos ou não nos damos conta que traçamos um caminho não tão bom…

Imagine seu cérebro ligando esses caminhos por pontes. Milhões de caminhos e pontes no cérebro!

Agora, feche os olhos e veja uma porção de caminhos áridos, sem vida, com pontes quase destruídas. Esse cenário existe dentro de cérebros de pessoas reclamonas e negativas. Espero que não seja o seu caso!

Mais uma vez, feche os olhos e imagine caminhos floridos, com vida, borboletas, pássaros, sons… As pontes que unem esses caminhos são coloridas, seguras, convidativas…

Esse é o cérebro de pessoas gratas, emocionalmente positivas, que cultivam diariamente a “química cerebral” boa, através de pensamentos certos e atitudes corretas.

Se você identificou seu cérebro no primeiro exemplo, ou, tem um meio termo, nem tão trash quanto o primeiro, nem tão mágico quanto o segundo, venha comigo até o final e… vamos ter uma conversinha séria!

Vale a pena, pois seu cérebro é único e comanda toda a sua vida! Tudo mesmo!

Eu sei que você já deve estar pensando: Lá vem ela com receitas fáceis, que eu começo sempre e não transformo nada disso que falou! Ou, pode estar pensando, mais uma que vai me dizer que é fácil fazer isso…

Não vou dizer que é fácil, pois mentiria descaradamente para você!

Digo que é necessário e comprovo o porquê!

Várias pesquisas, das Universidades de Stanford, Illinois e Harvard comprovam que as reclamações são ruins para o cérebro:

– A atividade cerebral diminui em momentos de muita reclamação. A reclamação prejudica o funcionamento de neurônios do hipocampo, parte da massa cinzenta que cuida da resolução de problemas, do funcionamento cognitivo e da memória.

– Cérebros negativos e reclamões, são muito menos criativos.

– Pesquisas constataram que a exposição a 30 minutos de negatividade – incluindo escutar um amigo negativo, ver matéria violenta na TV, acompanhar posts de tristeza e reclamação na internet, ou ficar reclamando de algo – descasca neurônios no hipocampo, ou seja, o cérebro fica “anestesiado”, rendendo menos.

– Quando reclama ou escuta reclamação a pessoa eleva o nível de cortisol (hormônio do stress) no organismo. Um minuto de indignação, de descarga de raiva, gera um caos no organismo, que só volta ao normal após umas seis horas.

– Um outro estudo concluiu que, um indivíduo otimista tem o dobro de chance de ter um coração saudável do que um pessimista. Otimismo e esperança estão relacionados com menor risco de infarto.

Do que você reclama? Do tempo? Da política? Do trânsito? Dos pais? Do companheiro/a?

Normalmente reclamamos, pois, pensamos no prejuízo, no negativo, na perda, o que nos leva apenas a depressão, a tristeza, a desesperança. Devemos pensar que nada é bom ou ruim. Tudo aquilo que é bom para uma pessoa pode ser ruim para outra e vice-versa. E se começarmos a agir apenas sobre o que temos poder aí sim paramos de reclamar. Pois investimos energia em algo que realmente vale a pena, que realmente nos faz bem, que realmente tem um resultado significativo.

O que não está sob nosso poder inclui a natureza, o passar do tempo, tudo aquilo que a gente não tem uma ação concreta e direta. Só temos poder sobre os nossos pensamentos, os nossos hábitos.

Por exemplo, se eu perco um amigo e fico chateada com a sua morte, e fico reclamando para os outros que não devia ter acontecido, que foi muito cedo, que foi inesperado, que ele poderia ter tido mais cuidado… Estou apenas perdendo energia emocional. Pois, a situação não vai mudar. Ele não vai voltar, o tempo não vai voltar atrás, vai continuar exatamente da mesma forma!

Eu preciso apenas agir naquilo que eu tenho poder. Eu não tenho poder sobre a natureza. Mas eu tenho poder sobre sair de casa com uma sombrinha, capa de chuva, um agasalho, ou seja, posso prevenir para não me molhar muito, para não sentir frio, etc.

Mas como mudar esse padrão? Como construir esse caminho novo, com novas pontes?

Primeiro veja o vídeo abaixo para acabar com alguns autossabotadores que devem estar aparecendo: não acredito, então não vai dar certo; fiz uma vez, resolveu na hora e depois voltou…

Confira como as nossas células todas gravam as situações negativas e a gente pode reverter através de posturas e ações específicas:

Viram?! As reclamações e a negatividade acabam transformando nossa postura corporal e, a gente acaba até espantando as pessoas positivas do nosso convívio.

As reclamações acabam com nossa capacidade de solucionar problemas, de tomar decisões, e tantas outras perdas.

SEMPRE que você perceber que está reclamando, pare e coloque uma palavra de incentivo, ou, simplesmente, não faça nada, mas pare! Dessa forma seu cérebro vai começar a traçar novos caminhos, que levam à saúde, bem-estar e realização!

Espero ter convencido você!

Grande abraço!
Isabel
 
 
-.....---==II==----.....-
 
 
Direitos Autorais:

Isabel Rios Piñeiro
Sou psicoterapeuta, consultora, escritora, graduada em Psicologia, com mestrado e várias especializações na área de desenvolvimento organizacional e humano. Sou apaixonada por tudo que faço e tenho como missão de vida disseminar equilíbrio emocional e transformar cérebros pela positividade, para melhoria da qualidade de vida emocional de cada um.
https://osegredo.com.br/2017/08/pare-de-reclamar-e-descubra-o-segredo-da-vida-plena-e-saudavel/
 
 
 
Gostou! Indique o site para Seus Amigos.
 
IITopo da PaginaII - IIVoltar Menu Outras CanalizaçõesII - IIVoltar HomeII